Previous Next

Dia do Perfil do Aluno

Hoje, no dia em que se comemorou o “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória”, a nossa escola uniu-se em torno de um objetivo comum: refletir sobre o presente e melhorar o futuro.  

Ao longo do dia, foram várias as iniciativas em que os alunos tiveram protagonismo e voz ativa na apresentação de ideias, sugestões e propostas resultantes de três momentos fundamentais, organizados por aqueles para quem a escola trabalha diariamente. 

Em Assembleia de Alunos, claramente bem-sucedida, discutiram e recolheram opiniões sobre a forma como veem a escola e o que dela esperam no sentido de alcançar os preceitos definidos no Perfil do Aluno. As moções geradas nesta Assembleia, importantes para se perceber o que se pretende da Escola e para onde caminhamos, foram, mais tarde, analisadas em Assembleia de Representantes de Alunos, momento muito profícuo nesta abordagem e de extrema importância para os seus intervenientes, na medida em que puderam pôr em prática valores como a liberdade, a cidadania e participação, a reflexão e a inovação.  

No terceiro momento do dia, o Fórum de Escola, foram apresentadas as propostas resultantes das discussões anteriores, num painel formado por alunos eleitos entre os pares e moderado pelo Presidente da Associação de Estudantes, ao qual se seguiu um debate vivo entre o painel de palestrantes e o auditório, repleto de professores e colegas que quiseram fazer parte de um dia que é de todos e que a todos diz respeito. 

A Biblioteca Escolar associou-se a esta iniciativa, colaborando não só com as assembleias de alunos, mas abrindo, também, o debate aos professores que refletiram sobre os princípios e valores consagrados no documento que deu origem a este dia. 

Foi, sem dúvida, uma partilha de grande valia e importância para todos, ficando desde logo a proposta de dar continuidade a ideias e atividades que, como esta, contribuem para o sucesso dos nossos alunos e, consequentemente, da nossa escola.  

O dia de hoje foi a comprovação perfeita do que diz Mia Couto: “Há coisas que são resolvidas por governos. Há coisas que nenhum governo é capaz de resolver. Seremos nós, com o tempo que nos for concedido, que resolvemos, por via da nossa cidadania em construção.” 

 Por todo o trabalho desenvolvido, os alunos da nossa escola estão de parabéns!