Previous Next

Palestra com o escritor João Pinto Coelho

No momento em que se comemora a Lembrança do Holocausto e das suas vítimas, a Biblioteca da nossa escola trouxe até nós o escritor João Pinto , para nos falar das suas obras “Perguntem a Sarah Gross” e “Os Loucos da Rua Mazur”, por retratarem, de forma inquietante a maior barbaridade a que a humanidade assistiu - o massacre de milhares de judeus.

O escritor, vencedor do prémio LeYa, discursou para um auditório repleto de alunos, atentos e comovidos, sobre as feridas abertas pela violência e barbárie a que foram sujeitos seres humanos indefesos, que nada fizeram para que o mundo, hoje, os recorde desta forma. A Segunda Guerra Mundial é o pano de fundo destas obras, cujo enredo convoca os fantasmas da relação entre cristãos e judeus, a insanidade do ser humano e a universalidade do mal.

João Pinto Coelho, elogiado pela qualidade literária e pela efabulação, deixou como mensagem final a importância da memória individual e coletiva, como forma de manter vivos os acontecimentos que não queremos repetir. Afinal, segundo o escritor, “Apagar a memória, é repetir Auschwitz”.