Projeto Ler+

No item found!

Semana da Leitura - "História Breve da Lua", António Gedeão

Na Semana da Leitura, a literatura e a ciência deram as mãos numa maravilhosa atividade dinamizada pelos alunos do 7º Ano. A obra dramática de António Gedeão, "História Breve da Lua", foi representada por estes alunos, orientados pela Professora de Português, Drª Maria José Soares, e com a preciosa colaboração da Professora de CFQ, Drª Rosa Simões. De forma muito simples, com a obra literária ao serviço do conhecimento, todos ficámos a perceber a "vida" da lua e as suas várias fases. Obrigada a todos por tão proveitosa atividade!

Semana da Leitura

 
A nossa Biblioteca dedicou a semana à leitura, dinamizando atividades que envolveram alunos e professores de forma empenhada e muito criativa. Para comemorar o ato de Ler, a turma B, do 8º ano, leu lindíssimos poemas, acompanhados pela sua professora de Português, Drª Susel Fonseca. Houve, também, lugar para uma palestra promovida pela Maria Silva, aluna do Curso EFA C, e o produtor de cinema, Dr. João Inácio, intitulada "Os Deuses Desceram à Cidade". Fizeram, ao mesmo tempo, a apresentação do seu primeiro livro "Lenda da Universidade da Beira Interior". Parabéns a todos os que contribuíram para valorizar, ainda mais, a leitura e a criatividade!

Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia foi comemorado pela BE com atividades que agradaram a toda a comunidade escolar. No sentido de envolver os nossos alunos, foi dinamizado o concurso “Tu és um poeta”, em que cada um pôde participar com poemas da sua autoria e de tema livre. No intervalo das aulas, ouviram-se os mais belos poemas, na voz de cantores portugueses famosos e reconhecidos por todos. Num dia em que a beleza das palavras ganha ainda mais sentido, os alunos do 7º ano foram brindados com uma experiência única, tendo na sala de aula a presença de um professor escritor. Durante uma aula especial, Professor Paulo Lopes deixou a Matemática e dedicou-se às letras, apresentando o seu livro “A Princesa Margarida”. Falou das histórias e das ilustrações para uma plateia curiosa e ávida de conhecimento. O supremo encanto do momento deu-se com a leitura de duas histórias encantadas que prenderam a atenção de alunos e outros professores. Por fim, orientados pela Professora Maria Celeste Nunes, os alunos do 8º ano expuseram poemas de escritores portugueses, ilustrados de forma bastante criativa. A nossa Biblioteca foi o palco desta exposição, que atraiu a atenção dos seus frequentadores. Parabéns a todos os envolvidos pelo sucesso de mais uma atividade!

Ler+ à noite

   Os alunos do Curso EFA C mostraram que à noite também se lê, lê-se muito e lê-se bem. Foi num agradável serão de quinta-feira que a turma, acompanhada pelos seus professores, encontrou na Biblioteca Escolar o ambiente adequado à partilha de leituras. Foram muitos os autores apresentados, demonstrando-se a enorme cultura literária dos nossos alunos, leitores assíduos, críticos, para quem o ato de ler não é uma obrigação, mas um momento de prazer, de aprendizagem e de amadurecimento. E assim partilharam os seus gostos, viajando entre os autores portugueses e os estrangeiros, entre o romance e a reflexão sobre a essência da vida, havendo mesmo lugar à discussão e à partilha de ideias e convicções.
  Foi neste ambiente de grande envolvimento que se comemorou o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar”, em que o livro foi a figura mais importante e a descoberta da leitura o maior bem. Como diz Fernando Pessoa, “Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?”